quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como criar expectativas

A menina, em prantos, corre para os braços de seu pai, que relaxava no conforto de uma lustrosa poltrona. Ao ser carregada, se desvencilha dos braços cansados e senta no colo da figura paternal, austera. Com uma voz agitada, esgana algumas palavras compreensíveis para um adulto:

- Papai, papai.... o céu existe?

O pai, fitando a menina com a maior serenidade possível, responde de maneira congruente: Sim. É só olhar para cima.

- E o vovô está nele?

Momento de silêncio. Aquele homem, de quarenta e poucos anos, com inúmeras marcas de expressões saltando pela face, esboça um sorriso - parco, mas ainda um sorriso - e inicia uma prosa:

- Um pombo e um gato estavam jogando xadrez. Em determinado momento, o gato move um bispo e finaliza sua jogada com um xeque-mate. O pombo, visivelmente inconformado, começa a arrulhar como se não houvesse amanhã e derruba as peças, defecando em todo o tabuleiro. O gato, sem entender o que ocorreu, apenas acompanha a estranha cena. O pombo nota que o tabuleiro já está avariado o suficiente e, como um pavão, enche o peito, bate as asas e sai voando cantando vitória. O gato, incrédulo, vai embora do recinto.

A menina, que deveria ter uns seis a sete anos, mantinha uma semblante incerto a respeito do que ouviu. Logo que o pai acabou de falar, a pergunta rugiu por suas entranhas:

- Mas pai, o que isto tem a ver com o vovô?

- Absolutamente nada, minha filha.
.
.
.
.
.
.
Pois é. Nem um pouco difícil.

0 comentários:

Postar um comentário